sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Entrevista eurodeputada Sofia Ribeiro: Valorizar o que somos!

A eurodeputada Sofia Ribeiro esteve hoje no Clube Europeu da EBI de Arrifes, numa atividade que também serviu para a apresentação do plano de atividades daquele Clube, sendo destacado pelo seu coordenador, professor José Carlos Pereira, o projeto etwinning “Património Cultural Europeu: a nossa memória, a nossa identidade", que está a ser desenvolvido com a escola CEIP Les Arenes, Valência, em Espanha. Após a apresentação do projeto internacional, pelo professor Juan Domingo López Saorín, salientaram-se ainda os intercâmbios com os Clubes Europeus da AED. Dinis, em Lisboa, e com uma escola de Montemor O Novo, no Alentejo.

Assim, a participação da eurodeputada Sofia Ribeiro marcou o início do trabalho do Clube que, no âmbito da comemoração do Ano do Património Cultural Europeu – 2018, pretende realizar pesquisas, palestras, debates e visitas de estudo a diversos monumentos, de forma a sensibilizar os alunos para o património cultural europeu enquanto elemento de identidade e de memória dos povos. Na entrevista, conduzida pela equipa de jovens repórteres europeus, do Clube da EBI de Arrifes, a eurodeputada Sofia Ribeiro falou das suas funções no Parlamento Europeu, referindo-se fundamentalmente aos principais desafios que a União Europeia enfrenta nos dias de hoje.


A entrevistada salientou o trabalho das diferentes comissões de que faz parte no Parlamento e mencionou alguns temas atuais em discussão, tais como a estratégia europeia para as Regiões Ultraperiféricas e as linhas gerais para o próximo quadro financeiro plurianual da União Europeia.
Em resposta à pergunta do jovem repórter Lucas Nunes, sobre os principais problemas que a União Europeia enfrenta na atualidade, a eurodeputada mencionou o problema das migrações, a questão da saída do Reino Unido e os problemas relacionados com a segurança e com a defesa do espaço europeu.
À pergunta da Margarida Silva, do 9.º ano, “como defende os Açores na Europa?”, a convidada destacou o seu papel na promoção dos Açores em todos os lugares onde vai, mostrando ao mundo as grandes potencialidades açorianas ao nível, por exemplo, dos recursos marinhos e do desenvolvimento científico a eles associado.

Por último, Sofia Ribeiro enalteceu o trabalho que o Clube Europeu está a desenvolver, sobretudo ao nível da sensibilização dos jovens para o património, que todos juntos devem promover e proteger, realçando a diversidade como uma riqueza cultural que engrandece cada região, cada país e a União Europeia no seu todo.